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Como organizar uma festa de 15 anos - Parte 1

Dia 23/04/2011 ocorreu a festa de 15 anos da minha prima Andressa ( digamos filha da prima da minha mãe, entendeu?)

Não participei como fornecedora da festa, fui como uma mera convidada, afinal até nós precisamos descontrair um pouco... Mas os olhos sempre ficam atentos não é? Resolvi vir aqui falar da festa dela, pois achei ela muito organizada e bem estruturada... E serve como dica para outras futuras debutantes se inspirarem.



Aqui falarei da minha percepção da festa e claro contarei com a presença da própria... Andressa Guedes!!!!
Seja bem vinda Andressa e com certeza ajudará muitas noivas e debutantes :) Os comentários da Andressa estarão de vermelho ok ?

Primeiramente por que  fazer uma festa de 15 anos? Muitas meninas preferem a viagem...
Eu penso que a festa vale a pena sim, por que é uma forma de comemorar uma data especial e ao mesmo tempo reunir os amigos e familiares para se divertir, porém se a menina não curtir muito a idéia, ela pode escolher outra coisa, o importante é que você faça a escolha certa e fique feliz!

Concordo com a Andressa, isto varia de menina para menina...

Mas por onde começar?
Primeira coisa a fazer é calcular o tanto de pessoas que irá convidar, pois assim poderemos fechar os outros orçamentos... Tudo dependerá desta lista, os convites, o buffet, a bebida, a quantidade de profissionais, dentre outros detalhes...

Depois da lista fechada começaremos a busca pelos salões de festa que comportem bem os convidados e as degustações de buffets tanto doce quanto salgado. Nesta hora você tem que levar em consideração o quanto terá para gastar na festa... Quanto mais detalhes, mais gastos e quanto antes começar melhor...

Começamos há pelo menos 8 meses,acho que essa é uma boa opção, por que ao longo dos meses você vai pagando e quando finalmente chega a festa, já não pesa tanto no bolso, e aí acaba que sobra um dinheiro.

Na festa da Andressa foi servido um coquetel + crepe, fora o bolo e os doces, tudo com muita fartura, uma ótima opção para festa de 15 anos, acho jantar totalmente com cara de casamento e o jantar deixa a cara da festa mais formal.



O cálculo do bolo para um jantar com sobremesa é de mais ou menos 60grs. Por pessoa, já para um evento sem sobremesa é de 100grs por pessoa.
Quando for servido somente coquetel, deve-se contar de 15 a 18 salgados por pessoa; se servir um prato quente com o coquetel, esta quantidade diminui para 12 a 15 salgados por pessoa, e se houver jantar completo, calcula-se uma média de 6 a 8 salgados por pessoa.( Essas quantidades são para eventos bem servidos ).
Para os docinhos quando são servidos depois da sobremesa, calcula-se três por pessoa; sem sobremesa calcula-se de 5 a 6 docinhos por pessoa. 

Aqui em Brasília a maioria dos salões de festa já possuem seu próprio buffet, como no caso do salão onde ocorreu a festa da Andessa e com certeza estas informações foram passadas para ela no ato da contratação do mesmo.

Salão e buffet fechados, agora temos que pensar no tem ou cor que se usará na festa, para começarmos a pensar no convite, na decoração e lembranças da festa.
Bom, eu sempre gostei muito da cor roxa, e para dar um contraste eu escolhi o lilás, além de uma 3ª cor: o rosa; talvez essas cores sejam muito utilizadas, mais acho que refletem bem o momento, que a debutante deixa a infância para trás e ganha maturidade.

 A Andressa acertou em cheio, este ano de 2011 para as festas de 15 anos predominam o rosa e o lilás, mas entram também cores mais fechadas como o preto, roxo...


 Agora vamos aos detalhes da decoração que temos que decidir... Arranjo para a mesa dos convidados, mesa do bolo, forminhas, toalhas para as mesas de convidados, guardanapos...

Tem pessoas que colocam arranjo de flores nas mesas... Foi o caso da Andressa e tem outras que preferem colocar a própria lembrancinha como arranjo (uma economia)

Este foi o arranjo da festa da Andressa e logo abaixo as outras opções de decoração das mesas dos convidados


Meninas me esperem que voltarei com as dicas de convites, lembranças dos convidados, guardanapos, forminhas, vestido, maquiagem ... Ufa!!! e UM MONTE DE OUTROS DETALHES...

Acompanhem!!!

Confiram lembrancinhas aqui

Bjos
Camille

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